4 Dicas Para Saber Quais As Melhores Imagens Para A Sua Impressão.

 

Para escolher as imagens ideais para a impressão do seu projeto é necessário seguir algumas regrinhas básicas que sempre vão ajudar na maior qualidade e na representatividade, tanto da impressão quanto do material a ser impresso.

É aquele tal negócio, quando temos um cartão, flyer, ou qualquer outro material impresso feitos com qualidade de ponta, o impacto positivo gerado será muito maior.

 

1- Representatividade: É Bom Ligar Muito Para Isso.

 

O primeiro passo para escolher suas imagens está em saber perfeitamente QUAL imagem escolher. E essa pergunta pode ser respondida procurando saber quais são as imagens que mais representam sua empresa, produto, serviço, ou aquilo que você queira mostrar/revelar.

A qualidade da imagem também vem a partir do que você está querendo operar no momento, não apenas com a beleza estética. Afinal, de nada adianta uma empresa do ramo de PET ter como imagem um carro, não é mesmo?

Também existe um outro ponto, nem sempre a foto de uma bomba de gasolina é a melhor foto para se vender o desempenho que a gasolina pode trazer ao veículo. Muitas vezes, a foto de um consumidor satisfeito pode ser a imagem ideal. Ou seja, a grande jogada está em saber qual a essência do que você quer mostrar ao consumidor.

 

2 – Existem Cores Ideais Para Uma Boa Impressão?

 

Não existe uma fórmula que revele quais as cores ideais para se realizar a impressão de um material que chame mais atenção. Grande parte das teorias que falam que certas cores servem mais para isso ou para aquilo são falácias não comprovadas cientificamente, quando falamos de comunicação inter-humana. O que realmente importa está na relevância da utilização de cores. Por exemplo a placa de PARE. Este é um sinal que está tão presente em nossa rotina que, se não fosse vermelha, pareceria errada. Não necessariamente a cor vermelha tem a função de chamar atenção, o que acontece aí é mais uma movimentação cultural do que uma verdade científica. Caso você queira imprimir uma placa de pare na cor azul e conceituar uma ideia publicitária por trás de tudo, a placa de PARE azul cairá como uma luva para sua intenção.

 

3 – Preocupações Técnicas.

 

O fechamento do arquivo para impressão deve ser algo de extrema preocupação. Ele deve estar fechado com as especificações exigidas pela gráfica. Fique atento se o arquivo está fechado em CMYK ou RGB, isso influencia totalmente a técnica de impressão que será utilizada pela gráfica.

 

4 – Fique Atento À Resolução Da Imagem.

 

Esta é mais uma preocupação quando for realizar o fechamento de um arquivo. A qualidade da imagem interfere diretamente no resultado final da impressão e na qualidade da imagem que a sua empresa irá revelar ao mercado. Imagine só receber um cartão de visitas, ou mesmo um flyer, com imagens embaçadas ou traços serrilhados? Além de vergonhoso, isso pode causar a repulsa de alguns clientes, deixando a entender que, se a sua empresa não consegue nem cuidar da própria imagem, imagine cuidar de uma pessoa ou mesmo de outra empresa?

 

Então procure seguir as especificações técnicas da gráfica que normalmente seguem a resolução mínima de 300dpi. Mas caso haja alguma dúvida, pergunte ao responsável técnico da gráfica para saber qual a resolução ideal para o seu caso.