Você sabe que as dobras são parte de extrema importância em qualquer projeto gráfico, não é mesmo?  São elas que dão toda a estrutura visual para os layouts dos projetos de comunicação da sua empresa.

E aqui, nós vamos trazer para você 8 tipos diferentes de dobras para você não ter dúvidas na hora de realizar o seu projeto gráfico. 

1. Dobra simples

Com o nome de DOBRA CENTRAL ou DOBRA AO MEIO, esse é o mais utilizado normalmente. O nome já remete ao que a dobra é realmente: simples, apenas dividindo o papel ao meio em duas parte iguais.

2. Dobra tipo sanfona

Ou conhecida como DOBRA EM ZIGUE-ZAGUE, ela traz a possibilidade de colocar-se mais informações no conteúdo textual da peça. 

Nela, o papel é dobrado paralelamente em duas, três ou mais vezes, dependendo do objetivo do projeto. 

3. Dobra tipo carteira

É um tipo bem utilizado de dobra, onde o meio permanece fixo e as laterais são dobradas em direção a ele. Ela também pode ser utilizada como board, onde podemos ter uma capa, uma apresentação de conteúdo e depois uma página inteira para distribuição de conteúdo da maneira que o projeto e seu objetivo acharem necessário. 

4. Dobra em cruz

O nome é retirado devido a marca em forma de cruz que fica no centro do papel depois de dobrado, mas o sistema também é simples, basta dobrar o papel em 4 partes iguais. 

5. Dobra em cruz sanfona

Quando misturamos a Dobra em Cruz com a tipo sanfona, chegamos neste resultado. É um tipo de dobra onde o conteúdo pode ficar e formato pocket, fácil de ser colocado no bolso e com alta quantidade de informação. 

Viu só? São estes os tipos de dobras mais utilizadas e mais importantes para você realizar projetos gráficos com melhor custo de manipulação, mantendo a beleza estética e os objetivos da sua comunicação.