5 conselhos para um profissional criativo

Ser um profissional criativo é muito interessante, mas não é nada fácil. A criatividade é uma qualidade cada vez mais buscada em profissionais de qualquer ramo, principalmente se tratando da resolução de problemas, inovação, ou mesmo como ferramenta para empresas como agências de publicidade, gráficas, estúdios de design, entre outros que possuem na criatividade o seu maior core business.

É comum pensar que a criatividade é uma qualidade que já nasce com a pessoa, mas não é bem assim. Criatividade é mais do que isso: chegando a ser um hábito, um treino, que pode ser cultivado dentro de cada um.

Abaixo você vai conhecer alguns conselhos de como ser criativo sem se limitar, além de alguns macetes para não perder suas ideias e cada vez mais aprimorar esta qualidade.

 

1- Errar não é errado.

Portanto, sem medo de errar, hein? O medo é um dos grandes fatores que acabam “podando” a criatividade de uma pessoa. Isso acontece devido ao estilo de criação educacional que tivemos, sendo sempre fechados à inovação vinda de sistema como a tentativa e erro. E, como podemos ver aqui, esta disciplina prega que errar é ruim. Mas não, dependendo do erro, ele se torna desde um aprendizado e até uma nova solução. Afinal, quantas ideias já não vieram a partir do erro?

Então, apenas para concluir, não tenha medo de errar. Isso limita a sua criatividade, apenas porque você acha que DEVE realizar algo perfeito na primeira tentativa. E convenhamos, chegar a isso é muito difícil.

 

2- Inspirações e referências sempre ajudam.

Lembram da máxima: nada se cria, tudo se transforma. Quando falamos de criatividade, podemos dizer que nada se cria, tudo se aprimora. E para se aprimorar algo é preciso ter um ponto de partida. Criar é uma capacidade de combinar, somar, multiplicar referências e a partir disso realizar uma inovação. Então é necessário base para que isso ocorra de forma plena.

Portanto, a dica ideal, além de usar a internet, livros, entre outros materiais necessários para sua pesquisa, também está em sair do seu ambiente rotineiro. Se você está acostumado a ficar focado no escritório, abra a mente e vá até um parque, exposições, cinema, enfim, saia. Já se você sempre procurar fazer isso, foque um pouco da sua atenção em um lugar silencioso e tranquilo. O segredo para ser criativo aqui está em quebrar o dia a dia e transformá-lo em algo novo para você.

 

3- Chegou a hora do Brainstorm.

Caso você não tenha ouvido falar deste termo, a tradução literal é “Tempestade de Ideias”. É a hora que você coloca tudo aquilo que passa pela sua cabeça, sem medo de errar, no papel. Então, separe alguns minutos, normalmente entre 45 e 60, para realizar o Brainstorm.

Para isso, vá até uma sala, com algumas referências, papel e caneta e anote todas as ideias que passarem pela sua cabeça. Essa prática pode também ser diária, caso você queira pensar em ideias para melhorarem o seu dia a dia.

 

4- Anotar é preciso.

O ideal é você ter um bloco de notas ou caderno, seja virtual ou físico, para sempre realizar anotações de suas ideias. As ideias não precisam ser legitimamente boas ou muito menos apresentáveis. A intenção é você ter um registro do que pensou.

Quem sabe uma hora estas ideias não evoluam ou mesmo você aplique em alguma situação uma ideia que teve para resolver outro problema? A intenção é que estas ideias anotadas sirvam para algo no final das contas: nem seja apenas para o seu treino mental.

E para finalizar este tópico, não esqueça de revisitar o que você você escreveu. Assim você vai lembrar de suas ideias e ver se existe alguma aplicação para ela hoje.

5- Ideias não são feitas apenas de palavras.

Quando você for registrar suas ideias, lembre-se que o hoje o mundo multimídia, possui uma série de aparelhos que ajudam e facilitam que você grave, escreva, faça vídeos, guarde links e imagens, entre outra infinidade de recursos para suas ideias.

Portanto, quando for pensar em uma ideia, não se limite e vá além. Lembre-se que criatividade é sempre feita a partir de um estímulo ao cérebro. E quando você faz isso de maneira correta, tem mais subterfúgios e ferramentas para realizar essa tarefa.

 

default
Post Written by