6 motivos para você repensar a identidade visual da empresa

Vamos começar este artigo com algumas reflexões!

Mas antes de mais nada, vale ter em vista que a identidade visual de uma empresa é o contato imediato e mais importante com o seu público!

Agora imagine o cenário de uma empresa com 15 anos de existência. Será que o público de hoje é diferente do de 15 anos atrás? Você acha que nesses 15 anos, pessoas mais jovens, com outros objetivos e funções daqueles que foram os primeiros clientes da empresa são diferentes, ou possuem o mesmo perfil?

E ainda…

O que será que clientes fiéis que estão com essa empresa há muitos anos, quem sabe desde o início, vão achar da mudança de da identidade visual? Irão achar estranho ou achar que houve uma evolução/modernização?

Pois bem. Agora que você refletiu, vamos ao conceito:

A identidade visual de uma empresa, como disse anteriormente, é o primeiro contato que a empresa tem com os seus consumidores. E depois de 15 anos de existência, muito provavelmente a empresa evoluiu, já conhece bem o seu público e também criou ainda mais confiança para dizer ao mundo quem é de verdade. E este é um prato cheio para iniciar um novo estudo de branding e de identidade visual da empresa: para que a nova realidade seja mostrada e ainda mais próxima da realidade na qual a instituição se encontra nesse momento.

A seguir, listamos para você 6 motivos para você repensar se é preciso renovar a identidade visual da sua empresa.

1- Mudança no posicionamento da empresa

Após anos no mercado, muitas vezes as empresas mudam. E para essa mudança ser notada pelo público, é necessário que sua identidade também mude. Outras vezes, a própria identidade atual não tem nada a ver com o novo posicionamento, daí a necessidade de mudar.

2- Novas linhas de produtos

Imagine que uma empresa de parafusos conseguiu evoluir e começou a vender também chaves de fenda. Esse já pode ser um motivo de mudança.

3- Criação de novas unidades de negócio

Assim como novas linhas de produtos, novas unidades de negócios requerem mudanças para comunicar ao público esta novidade.  

4- Ser comprado por outra empresa

Aqui, a necessidade vêm para que a empresa se adapte à identidade visual da empresa que a adquiriu.

5- Maior área de atuação

Uma empresa que atuava apenas em território brasileiro, de repente, começa a atuar em mercados estrangeiros, então uma revisão da identidade visual para que caiba de forma única em todos os países que atende, faz-se necessário.

6- Mudança de público alvo

Quando novas pessoas vão chegando ao mercado e se transformando no seu público, é necessário que a sua empresa acompanhe essa mudança adaptando a sua linguagem e identidade visual para este.  

E caso você ache interessante, pesquise mais sobre empresas famosas que mudaram as sua identidades visuais apenas por motivos de adaptação. Você vai notar que essas mudanças ou adaptações de identidade visual são super necessárias e podem mudar o rumo da sua empresa.

default
Post Written by