As 10 datas mais lucrativas para o comércio

No Brasil, existem 10 datas durante o ano em que o volume de vendas é maior, e se você se preparar, terá grandes chances de aumentar seu lucro nestes períodos.

Saiba quais são essas datas comemorativas que geram lucros e trace estratégias de marketing e merchandising para obter os melhores resultados.

O ponto chave para boas vendas em qualquer época do ano, e principalmente nessas datas, é o visual. Mostrar que está preparado para essas comemorações por meio de sacolas, cartazes, stoppers, wobblers, entre outros, transmite ao consumidor a mensagem de que ali há o produto que ele procura.

É importante lembrar que todo mundo gosta de receber mimos, então é um bom momento para presentear seus clientes com brindes promocionais.

Faça planos e aproveite as datas mais lucrativas do mercado:

 1. Carnaval

 

Algumas pessoas dizem que no nosso país o ano só começa após o carnaval, mas muitos se esquecem que a preparação para essa data começa muito antes, não só os entusiastas, mas também pelo feriadão, afinal, o ramo alimentício, o varejo e as lojas de roupas vendem absurdamente.

Aposte na comunicação visual, mostre aos consumidores o que eles precisam e onde está, através de imagens indicativas e sugestivas.

2. Volta às aulas

Se você acha que esta época do ano só é boa para papelarias e livrarias, você está muito enganado. Com certeza os nichos citados tem um grande aumento nas vendas por causa dos materiais escolares, e se a sua loja tem a oportunidade de incluir alguns desses materiais no mix de produtos, melhor ainda! Mas se o seu negócio for completamente diferente, também é possível buscar oportunidades para vender mais.

Durante este período muitas pessoas, principalmente crianças, precisam de roupas, calçados, brinquedos e eletrônicos, como celulares e computadores.

Pense em uma estratégia e faça sua loja ser vista!

3. Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher tem se tornado um dos maiores dias para presentear o público feminino com ofertas especiais.

Durante essa época, muitas pessoas vão às compras para agradar suas companheiras, amigas e familiares.

E vale ressaltar, que adesivos, panfletos, cartazes, faixas e mobiles, podem ser materiais importantes para sua loja, atraindo a atenção do público.

Abuse de cores quentes e fortes para ressaltar a beleza e a força das mulheres.

4. Páscoa

A páscoa é sem dúvida uma das datas mais divertidas do ano e merece um material à altura.

Todo mundo quer presentear com chocolate, contudo as pessoas ficam mais felizes e entusiasmadas quando recebem um mimo a mais.

Use e abuse das tags para pendurar nos ovos de páscoa, vai decorar e ainda divulgar a marca.

Faça sacolas personalizadas, embalagens e cartões para os clientes entrarem no clima de Páscoa e comprarem os chocolates, disponibilize algumas cestas prontas para comercialização.

5. Dia das Mães

O dia das mães é a segunda data mais importante para o comércio, só perde para o Natal, e sabendo disso deve traçar estratégias de marketing e merchandising à altura.

Não importa se a crise tem afetado todo mundo, ninguém deixa de presentear a mãe, e em alguns casos, presenteiam avós, tias e esposas.

As marcas geralmente investem em impressos que passam imagem de família unida, de carinho e cuidado com a família, deve-se usar materiais que consigam mexer com o emocional dos clientes, digamos que essa estratégia é infalível.

Utilize flyers e folders para a divulgação dos presentes.

Utilize banners e cartazes para ficarem expostos em qualquer lugar, assim irá transmitir a mensagem visual da data e a emoção causada pela chegada da mesma, induzirá os clientes a comprar os presentes para mães.

 6. Dia dos namorados

É hora de aproveitar o momento para encher a sua empresa, a vitrine e as prateleiras de amor. Afinal, isso com certeza vai atrair os consumidores. Quem não quer dar mimos e presentes ao amor? E quem não quer demonstrar o amor através de um presente? E quem não quer ver o sorriso no rosto da pessoa amada? Todos os casais usam essa data para se presentearem.

Ressaltando que depois do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Namorados é certamente a data comemorativa mais lucrativa para o comércio, portanto, faça uma boa estratégia de venda que seu faturamento vai aumentar exponencialmente.

Utilize grandes adesivos nas vitrines e paredes, use folders e flyers para a divulgação, as sacolas personalizadas dará um toque todo especial nesse dia romântico.

Abuse das embalagens bem feitas exalando amor e carinho, o visual do presente nessa data comemorativa é ainda mais importante e relevante do que nas demais datas.

 7. Dia dos Pais

O Dia dos Pais é um momento ótimo para presentear, como ocorre com o Dia das Mães. E você pode optar por utilizar a mesma estratégia que usou no mês de maio em agosto: que é aumentar as vendas através de uma estratégia voltada para o emocional.

A venda de produtos fica bastante focada em bebidas, vestuário e eletrônicos, apostar nos cartões como um complemento é uma excelente ideia, certamente, vai agregar valor aos seus produtos e ao seu comércio.

8. Dia das crianças

Todas as crianças adoram presentes e com certeza o dia das crianças não passa despercebido no comércio varejista.

Para atrair a garotada, a utilização de móbiles na decoração da loja é muito recomendada por serem divertidas e chamativas.

Não deixe de usar adesivos grandes no interior dos estabelecimentos e sacolas personalizadas com a marca da empresa.

9. Black Friday

A Black Friday tem se tornado cada vez mais famosa no Brasil, e está se tornando a data mais aguardada pelos consumidores durante o ano.

As pessoas sabem que é o momento certo de buscar grandes descontos e vantagens, e os comerciantes podem sim, faturar bastante. Divulgue ao máximo que sua loja fará parte deste evento!

Decore sua vitrine. Uma dica importante é usar banners e cartazes para informar os consumidores dos descontos.

10. Natal e Ano novo

Essa é de fato, a data mais lucrativa do ano. No Natal a movimentação do comércio é muito alta. O faturamento pode ser astronômico, se tiver uma boa estratégia de marketing e merchandising.

Ninguém quer ficar de fora das comemorações de fim de ano, pois é uma data extremamente contagiante e feliz.

No Natal o cartão postal é um dos materiais impressos que mais faz sucesso no mercado, todo mundo quer enviar uma mensagem de Natal para família e para os amigos.

Recomendamos que façam a decoração do ambiente com os cartazes, móbiles, banners e adesivos grandes. Divulguem muito com os folders e flyers.

E para o Ano Novo os calendários são excelentes itens para presentear os consumidores, todos querem e gostam de receber calendários, apesar de estarem disponíveis nos dispositivos móveis, o papel não perdeu a sua importância, e esse é um brinde que você pode personalizar com a identidade visual da sua empresa, assim, o cliente sempre se lembrar da sua empresa.

Agora, use todo esses conhecimentos sobre as datas mais lucrativas do ano, e faça um planejamento para aumentar suas vendas.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e vantajoso para você.

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