Benefícios de ter um programa de fidelidade

Programa de Fidelidade: conheça 4 benefícios desta técnica.

O programa de fidelidade é uma técnica muito utilizada por diversos tipos de empresas onde, como o próprio nome já diz, oferece benefícios aos clientes em troca de sua fidelização.

Por ser uma técnica já antiga, dá-se para perceber que ela dá certo, independente do ramo de operação da empresa.

Criado em meados de 1890 por meio do ato de se colecionar selos que vinham junto a embalagens de café, que ao se juntarem 10 selos o consumidor ganhava um pacote grátis, a técnica veio evoluindo, porém, com o método do colecionismo ainda prevalecendo. Um exemplo é o ato de colecionar carimbos, principalmente em restaurantes, que são recebidos após as refeições em um “Cartão Fidelidade”.  

Aliás, uma forma muito moderna de programa de fidelização estão nas milhas de viagens que os consumidores podem “colecionar” e trocar por produtos ou mesmo por outras passagens aéreas.

 

Abaixo, você verá alguns benefícios interessantes de se fazer um programa fidelidade na sua empresa.

 

1- Motivação.

 

Logo de cara, chegamos ao grande trunfo dos programas de fidelidade: a motivação de realizar uma nova compra. Especialistas dizem que 54% das pessoas que se envolvem com empresas que realizam algum tipo de programa de recompensas, tendem a aumentar o seu consumo no mesmo lugar. Além disso, estes tipos de programa tendem a fazer com que os consumidores sintam-se motivados a retornarem com maior frequência e também a consumirem em média 30% mais ao completarem o programa e receberem sua gratificação.

 

2- Crescimento nas vendas.

 

É praticamente lógico que um cliente motivado volte a comprar mais vezes no local onde recebeu ou receberá algum prêmio. E esta fidelização chega a fazer com que o cliente gaste consideravelmente mais do que um cliente comum e traz também maiores chances de finalizarem suas compras, aumentando assim a lucratividade da empresa.

 

3- Custos reduzidos.

 

Apesar do estabelecimento estar gastando recursos, tanto na pesquisa de premiações quanto no prêmio propriamente dito, é bom ressaltar que este gasto não chega a ser desnecessário quando comparado ao futuro lucro que a empresa poderá obter depois. Imagine que a cada 10 compras de um mesmo valor, uma será grátis. Sendo assim, a empresa ganhou 9 vendas e disponibilizou uma ao cliente. Isso, na ponta do lápis é lucro! Então pode retirar da cabeça que essa é uma técnica que gera custos quando, se formos comparar aos custos de uma campanha de Marketing para a realização do mesmo objetivo, será obviamente muito maior.  

 

4- Relacionamento.

 

Quando temos um programa de fidelidade bem definido e delineado, o estabelecimento tem ótimas chances de manter um relacionamento maior com seus clientes, criando assim, um elo de proximidade, para analisar de forma efetiva suas necessidades, desejos, e aprimorando ainda mais a experiência de compra.

 

Viu só? Além de vantajoso e de baixo custo, o programa de fidelidade pode ser uma ótima ferramenta quando aplicado de forma correta, certeira e sempre pensando em como conquistar o seu cliente amigavelmente, por meio de premiações relevantes para ele e, claro, revertendo em lucro para você.

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