Como a embalagem ajuda a aumentar as vendas de um produto?

Para vencer a disputa pela atenção do consumidor, empresas precisam ser criativas. Pequenas e médias empresas necessitam de cuidado ainda maior.
O sucesso de um produto depende de diversos fatores. Qualidade, preço atrativo, boa distribuição e comunicação eficaz. Nesta ‘guerra’ pela preferência do consumidor, leva vantagem quem conseguir mais meios para atrair sua atenção. E a embalagem pode ser fundamental para o aumento de vendas.
Pesquisas dizem que o produto tem apenas três segundos para atrair a atenção de quem passa pela gôndola do supermercado. Se atrair o consumidor, as chances de compra são de 85%. Por isso, a embalagem precisa ser pensada com todo o cuidado para comunicar os valores que a marca pretende transmitir. “A embalagem é um fator que complementa a marca e, por isso, precisa comunicar ao consumidor a sua identidade. Este fator é fundamental. Se o produto tem valores e conceitos embutidos em sua fabricação, eles precisam estar presentes em sua embalagem”, avalia Helio Moreira, diretor da NewGrowing Design & Branding.
Pequenas e médias empresas precisam de um cuidado ainda maior ao desenvolver suas embalagens. Até por não possuírem a mesma quantidade de recursos, a possibilidade de erros é menor. Muitas vezes, este é o único recurso que torna a marca conhecida e competitiva no mercado. “A embalagem não pode ser tratada apenas como um insumo ou um elemento secundário na composição do produto. Para o consumidor, ela é ao mesmo tempo uma expressão e um atributo do conteúdo”, completa Moreira.
De acordo com estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria), 75% das empresas que investiram em design em suas embalagens registraram aumento de vendas, sendo que 41% delas também reduziram seus custos de produção. “A embalagem precisa, sim, chamar a atenção. Cada produto tem, no mínimo, dois ou três concorrentes no mercado e a escolha correta é um fator fundamental para que o comprador se sinta atraído pela marca”, ressalta.
*Por Helio Moreira – Diretor da NewGrowing Design & Branding, agência especializada em construção de marcas

Fonte: http://guiadaembalagem.com.br/artigo_283-.htm

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