Como ser criativo no trabalho

Atualmente, o conceito de inovação é palavra de ordem dentro das empresas. Nesse contexto, ganha pontos o profissional que der espaço para a criatividade em suas tarefas, seja em uma abordagem diferente para a solução de um problema ou mesmo em uma estratégia diferenciada. Para que os profissionais se mantenham criativos, especialistas ensinam algumas estratégias: Abrir espaço para o absurdo A primeira regra para matar uma boa ideia é sufocar todo pensamento absurdo que passar por sua cabeça. Segundo a especialista em criatividade Gisela Kassoy, a base para sair da caixa está em deixar o que é inverossímil tomar corpo até chegar a uma proposta palpável para a sua realidade.

Tirar as algemas do pensamento Um caminho para as descobertas é dar vazão para o pensamento livre. Quando as ideias não fluírem, a dica é desligar-se do assunto, pois, de acordo com o consultor Eduardo Ferraz, ao tirar o foco do problema, você permite que o assunto saia do aspecto racional e seja interpretado com outra dimensão pelo seu cérebro.

Expor-se às novidades A dica é abrir-se para o novo diariamente. Para isso, pode-se investir em relacionamentos com pessoas que trabalham em áreas diferentes da sua, ler livros e revistas que têm pouca relação com seu trabalho, assistir filmes e ouvir músicas de estilos aos quais não está acostumado. É preciso estimular-se a desbravar o mundo para além do que sua vista alcança.

Pratique brainstorm De acordo com os especialistas, a estratégia consiste em chamar um grupo de pessoas, descrever o problema em questão com uma palavra e pedir para que cada membro do grupo diga palavras relacionadas ao tema em questão. Ferraz observa que uma palavra será ponte para outra e, na terceira ou quarta rodada, o problema será enxergado por um ângulo diferente.

Com informações do portal Info Exame.

Fonte: http://www.senior.com.br/como-ser-criativo-no-trabalho/ – Acesso em: 08/01/2013

 

default
Post Written by