Designer precisa saber criar um bom texto?

Afinal, designer precisa saber escrever ou não?

 

Não é porque um profissional trabalha apenas com imagens e formas que precisa esquecer da parte escrita. Assim como redatores devem possuir noção de arte para sempre dar aqueles toques especiais durante a produção de um material gráfico, designers também precisam ter noções de como escrever corretamente, realizar frases com sentido, ou até mesmo defender uma ideia escrita.

Quando o assunto é criatividade, o equilíbrio entre as ciências críticas é o ideal. Não é porque um designer, que entende de softwares de imagens, além de outras técnicas, não precisa saber escrever. Assim como, não é porque um redator domina a língua, que não precisa saber mais sobre arte, formas, cores, etc.

 

Qual a importância das palavras para um designer?


Saber escrever ou mesmo gostar disso, além de ser necessário para o designer realizar melhores construções de texto em e-mails, explicações, cartas, etc, também pode ser um ótimo diferencial, já que o profissional normalmente acredita que, por possuir alta habilidade com imagens, o texto deve ficar esquecido. Haja visto, como dito acima, que agências dividem suas tarefas em profissionais de imagens e de redação.

 

O que podemos concluir disso?

 

As imagens podem falar mais que as palavras, transmitir grandes mensagens de forma resumida, mas nem sempre falam tudo o que é preciso, deixando alguns detalhes escondidos, detalhes estes que podem ser verbalizados por meio das palavras. Com a utilização do texto, deixar o sentido das peças mais alinhados com seus objetivos pode ficar mais fácil de causar o entendimento necessário tanto para se vender uma ideia, quanto para explicar ao consumidor o que ela representa. Além disso, as palavras podem deixar gravado o que a ideia significa, sem que o seu sentido mude com o tempo ou mesmo se perca.


O texto sempre permite que a interpretação de algo seja menos subjetivo, mais aprimorada, e também que a pessoa que tire suas conclusões a partir de algo mais concreto. Além disso, aguça o poder imaginativo, para pessoas que não possuem o senso de interpretação de imagem tão apurado quanto o de um designer. Resumindo: o texto traduz o que a forma quer dizer para quem é leigo no assunto.

 

default
Post Written by