Designers precisam saber desenhar?

Como tudo na vida, as habilidades técnicas de uma pessoa dependem muito da situação as quais elas serão aplicadas. Então, o que realmente importa não é se um designer precisa ou não saber desenhar, mas sim se ele está apto para desempenhar suas tarefas com primazia, dedicação e competências necessárias para concluí-la.

 

Saber desenhar é necessário?

Muitas vezes é preciso saber desenhar bem para designar algumas atividades  nas áreas da comunicação, porém hoje, com a chegada do computador e seus programas voltados para área de design, não existe tanto a necessidade de se saber desenhar. Porém, sempre será necessário muito estudo. O design está mais para uma ciência que envolve as formas e a harmonia entre elas do que necessariamente o talento de um desenhista/ilustrador.

 

Gestalt.

A gestalt é a teoria geral das formas, é uma técnica base em todas as faculdades de design. É a partir dela que o estudante entende como as formas se comportam, combinam e convivem sinergicamente. Um estudante que tenha muito talento com desenho pode não saber desta ciência, mesmo tendo muita habilidade, na hora de realizar um trabalho que envolva mais técnicas de design do que de desenho pode meter os pés pelas mãos e não chegar a resultados satisfatórios.

Já um estudante/profissional que tem esta ciência nas mãos, pode estar mais apto a desempenhar um bom trabalho em relação ao design da identidade visual de uma empresa, da formulação de seu logotipo, entre tantos outros materiais, do que alguém que tem o talento do desenho nas mãos.

 

Talento não é tudo.

O design é muito mais que apenas saber desenhar, por esse motivo que o talento em desenhar não é tudo. A ciência do design está na compreensão das formas e sua aplicação efetiva em produtos ou materiais de comunicação. Está na relação entre beleza/utilidade dos formatos, cores, posições e pensamentos que envolvem os desenvolvimentos gráficos de uma solução para alguma problema proposto.

 

Resumindo, o designer não precisa necessariamente saber desenhar para ser um bom profissional. Tanto quem sabe, quanto quem não sabe, podem aprender a desenvolver bem este ofício a partir do desenvolvimento de seus conhecimentos.

default
Post Written by