Dicas de produtos para PDV

O ponto de venda está relacionado diretamente com a estratégia de merchandising.

Todo esse processo está relacionado com a preparação da mercadoria para adequá-las às necessidades do consumidor.

Os pontos de vendas ou point of sales, como são conhecidos, são uma importante ferramenta de marketing e as gráficas podem oferecer todo o material necessário para que você tenha o melhor marketing e merchandising da atualidade no seu estabelecimento.

Dicas de produtos para PDV

Conheça alguns produtos para PDV que podem alavancar suas vendas:

Wobbler

O Wobbler é geralmente usado no formato redondo entre 12 e 18 cm de diâmetro, mas pode ser feito em diversos cortes e formatos. É impresso em papel com um adesivo anexado na parte de trás para ser fixado em prateleiras e displays. O Wobbler é colocado à frente das gôndolas e prateleiras na altura dos olhos com o intuito de chamar atenção dos consumidores, informando as vantagens de adquirir os produtos. É uma importante peça publicitária, na qual, é muito utilizada para merchandising em promoções no PDV.

Benefícios:

  • Rápida e fácil instalação
  • Alta qualidade
  • Baixo custo
  • Impressão digital ou off-set

Pode ser colocado em pontos de vendas como: Supermercados, Lojas de roupas e acessórios, Feiras e eventos, Ações promocionais, etc.

Stoppers

Os Stoppers são produzidos em papel e fixados nas prateleiras por dobras específicas e fitas dupla face, normalmente eles têm altura entre 20 e 50 cm e largura de 15 cm, não é recomendado que sejam aumentadas essas medidas, para que não ofusque ou sobreponha o produto e não atrapalhe a locomoção no PDV.

É imprescindível que sua impressão tenha altíssima qualidade e que seja de alta definição, os cortes e as dobras devem ser minuciosamente precisas e bem-feitas.

Dica: abuse das cores quentes.

Os Stoppers são elementos utilizados para sobressaírem perpendicularmente a prateleira ou gôndola, ou seja, são aplicados na vertical causando o efeito 3D permitindo maior visibilidade e assim passando “o recado” da promoção, que é motivar o cliente a adquirir os produtos referidos.

O Stopper é bem simples e bastante eficaz. Vale ressaltar que se posicionado na altura dos olhos a probabilidade de visualização será muito maior e consequentemente, a estratégia de marketing será melhor.

Benefícios:

  • Impressão digital ou off-set
  • Alta qualidade
  • Agilidade e efetividade na propaganda
  • Baixo custo

Pontos de vendas recomendados: Supermercados, farmácias, perfumarias, restaurantes, lojas de conveniência, feiras, ações promocionais, etc.

Réguas de gôndola

A régua de gondola é um material que se enquadra perfeitamente à prateleira, e nela consta todas as informações que o cliente precisa.

Como diz o nome, tem o formato de uma régua e são normalmente feitas em papel. Tendo em vista que a maioria das gôndolas tem o tamanho de 120 cm, os formatos mais utilizados são 30 cm x 4 cm ou 40 cm x 4 cm.

A fixação é feita encaixando a régua de gôndola na estrutura de suporte para os produtos, é bem semelhante a uma régua de 30 cm, contudo, podem ser feitos alguns recortes e quebras diferentes para assimilar e representar o produto ou a marca.

O objetivo da régua de gôndola é chamar a atenção dos clientes para o produto, por apresentar cores e tons diferentes, ela se torna um ponto de atenção que transmite ao cliente que há uma mercadoria que possa interessá-lo, provavelmente promocional, já que na maioria das vezes as réguas de gôndola são utilizadas em promoções.

Pontos de vendas recomendados são: lojas de conveniência, mercados, mercearias, supermercados, hipermercados, lojas varejistas, perfumarias, lojas de cosméticos, etc.

Faixas de gôndolas

A faixa de gôndola é um material feito em plástico e papel, fica exposta em gôndolas onde estão localizados os preços, logo abaixo dos produtos referidos pela promoção. A diferença entre a faixa de gôndola e a régua é que a faixa tem o formato em “L”.

A faixa de gôndola pode ser encontrada em diversos formatos e tamanhos, mas normalmente, é do mesmo tamanho da espessura das divisórias das prateleiras, para que o encaixe seja perfeito no suporte. As medidas são as mesmas das réguas, mas deve-se ter cuidado para não tampar os produtos comercializados.

A faixa de gôndola pode ser:

  • Informativa: utilizada em lançamentos de produtos para captar a atenção do consumidor e efetuar a venda. Contém todas as informações necessárias como: slogan do produto, preço, informações nutricionais e uma imagem legal que transmita a satisfação ao consumir o produto;
  • Promocional: é utilizada junto ao produto, para influenciar ainda mais a compra através do benefício promocional. Geralmente as informações dispostas são preços, validades e, se houver prêmios, deve haver um resumo sucinto e claro de como participar da promoção que, geralmente, só é possível através da compra do produto.

Pontos de vendas recomendados são somente os que contém gôndolas, como: Supermercados, lojas de conveniência, mercados, hipermercados, varejo.

Orelha de monitor

É uma peça promocional que é afixada nas extremidades dos monitores de computadores ou de TVs corporativas.

Tem o objetivo de informar sobre alguma promoção e ressaltar a sua marca.

Pode ser encontrado em diversos tamanhos e formatos, geralmente são impressas em papel.

Pontos de vendas recomendados são: farmácias, mercados, mercearias, lojas de varejo, loja de cosméticos, lojas de roupas, perfumarias, supermercados, hipermercados, escritórios de atendimentos ao cliente, etc.

Clip Strip ou Faixa Cross 

É o material semelhante a uma faixa ou uma tira com vários suportes pequenos e idênticos chamado de Hab Tabs. É utilizado para a estratégia de Cross merchandising e estímulo de compra por impulso, sendo utilizado normalmente para que os produtos que são esquecidos por clientes sejam inseridos nas gôndolas, expositores e displays, para relembrar os consumidores, fazendo-os sentir vontades, desejos ou a necessidade de comprar aquele produto.

É uma estratégia muito conhecida e muito utilizada nos pontos de vendas, ela consiste em cruzar os produtos exibidos na faixa em questão com outros tipos de produtos que possuam algum tipo de ligação com o setor no qual o cliente está, permitindo assim, que a compra seja efetuada.

Por exemplo: é possível visualizar um clip strip com amendoins perto de doces, bolachas, chocolates, entre outros. Como também é possível encontrar aparelhos de barbear e escovas de dentes pertos de produtos de higiene íntima.

Se você já andou por corredores de macarrão, com certeza já viu queijos ralados pendurados nas prateleiras, e se você consome cerveja ou já andou pelos corredores dessas bebidas, é provável que já tenha visto salgadinhos pendurados próximos a elas.

Constata-se que a venda dos produtos expostos no clip strip é muito maior do que se o mesmo estivesse exposto em prateleiras e gôndolas.

Pontos de vendas recomendados são: supermercados, hipermercados, lojas de conveniência, etc.

Crachás 

Esses cartões são importantes, pois neles são inseridos os dados pessoais de cada individuo, pode ser anexado à roupa ou pendurado no pescoço. Cada modelo de crachá atende uma necessidade específica, mas são importantíssimos em lugares como: empresas, feiras, eventos e ações promocionais, entre outros.

São indispensáveis em eventos promocionais, permite uma maior projeção do marketing e melhor relação interpessoal entre vendedor e cliente.

Mobiles 

São peças promocionais aéreas sustentadas por fios.

O móbile pode ser pendurado em corredores ou à frente de gôndolas e pode servir como sinalização informando em qual seção o produto está localizado. Por estar no alto fica mais fácil para que o cliente encontre o que ele precisa.

O móbile nada mais é do que uma decoração promocional, o cliente sempre leva em consideração a decoração dos ambientes, incluindo a organização e a composição do mesmo. Para que seja impecável, insira os produtos no contexto da decoração e destaque promoções.

Com o móbile você não precisa expor o valor do produto e nem mesmo o produto, no entanto, deve ser claro e objetivo para o que o cliente entenda que os produtos estão relacionados com a decoração.

E vale ressaltar que em datas comemorativas os mobiles são muito utilizados.

Precificadores

Os precificadores são importantes indicadores que permitem que o cliente saiba dos preços, e eles podem ser melhor apresentados, garantindo a personalidade e a qualidade da marca e dos produtos.

Cartazes

Cartazes são peças impressas em papel, eles apresentam uma mensagem ou imagem específica referente às promoções ou aos produtos dispostos em gôndolas, prateleiras, displays e até mesmo próximas a araras de lojas de roupas.

Take one

É um expositor de mesa ou de balcão para folhetos que dispõe ao consumidor as peças publicitárias expostas.

Aplique pelo menos uma dessas dicas e veja os resultados.

Suas vendas vão aumentar exponencialmente e provavelmente você irá adquirir os demais produtos.

Esperamos que todas essas dicas sejam importantes e aplicáveis no seu negócio, e que possamos juntos movimentar a economia.

 

 

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