Drupa 2012 – impressão e tecnologia digital

Entre os dias 03 a 16 de maio de 2012, acontece a Drupa, a feira número 1 da indústria da mídia impressa. Sediada no Parque de Exposições Düsseldorf Exhibition Centre – Düsseldorf -Alemanha, a feira apresenta diversas categorias do setor, incluindo pré-impressão, impressão, acabamento, manipulação de papel, papel e suportes de impressão, tintas e consumíveis, componentes e infraestrutura, serviços e softwares, entre outros. Esse ano em especial, há ainda a demonstração de ‘‘componentes e infraestrutura’’, que agrupam todos os equipamentos necessários para um centro de impressão, desde a tecnologia de redes até à climatização e isolamento acústico.

Entre as muitas novidades apresentadas em 2012, a Drupa aborda a tecnologia digital cada vez mais presente em todos os setores de mídia impressa, acompanhando tendências mundiais.

Embalagens com luzes, livros infantis com interruptores de luzes, rolos de células solares, cartazes que transportam o receptor para outra dimensão, e muitos produtos com base em uma produção sustentável, mostram que é possível tornar sonhos em realidade.

Um dos focos de alta tecnologia apresentados são os produtos de impressão que estão vindo à vida graças às interfaces, tais como códigos QR. Os quadrados pretos e brancos, dos códigos QR atualmente podem ser encontrados em quase toda parte: em cartões de visita, cartazes, embalagens – mesmo em telhados, abotoaduras, lápides ou pacotes de preservativos. E o funcionamento é muito fácil, basta os usuários de smartphones apontarem seus aparelhos para o código e pronto! De uma forma simples e direta ligam-se instanteneamente com a Internet e visualizam sites e portais das empresas em seus aparelhos. Com baixíssimo custo, os receptores saem por aí “divulgando” campanhas e informações on line todo o tempo.

Segundo um estudo apresentado na feira, a partir de dezembro do ano passado, 48% dos participantes iria providenciar o seu código QR imediatamente, ou seja, cabe aos prestadores de serviços de mídia impressa se atualizarem e buscarem incluir em seus serviços a qualidade de impressão nos códigos QR e assim alavancar as vendas com base na alta tecnologia que o mundo proporciona a cada dia.

“As interfaces entre mídia impressa e digital são extremamente importantes. Simplesmente porque este é o futuro. Anteriormente, falamos de web-to-print, agora o foco hoje é print-to-web. Mundo real se funde com o mundo virtual, informação de impressão com informações multimídia (online).”, diz Martin Glatz, Diretor de Marketing da Karl Knauer e palestrante na Drupa 2012 durante o “Dia da Embalagem”.

A economia fraca dos últimos tempos levou a uma parada de crescimento nos últimos anos, mas agora as tendências inovadoras podem mudar isso. No futuro, as empresas de impressão devem alinhar seu trabalho aos provedores de serviços digitais, agregando valor a seus clientes. “As empresas devem criar características únicas e estímulos para os consumidores, a fim de se destacar da multidão com seus produtos”, diz o fundador e presidente da Ferrari Inovações Solutions, LLC.

Os novos processos prometem possibilidades de aplicação diferentes, custo eficiente de produção, bem como a adequação para as massas.

Outra novidade muito interessante é o “imã VIP”.  Um imã de geladeira – equipado com um sensor Bluetooth e chip de memória – com o qual você pode encomendar a sua pizza favorita pelo simples toque de um botão. A partir do próximo verão, a rede de pizzarias Red Tomato quer oferecer a “pizza emergência” para seus clientes. Infelizmente só alguns serão capazes de desfrutar deste serviço, pois o pizzaiolo só faz entregas em Dubai – Emirados Árabes. Mas este é apenas um aperitivo do que podemos provavelmente esperar no futuro. Na Drupa 2012, muitos conceitos que pareciam sonhos do futuro mostram-se reais.

Mais uma grande novidade do setor de impressos são as embalagens de medicamentos contra  gripe que medem a temperatura do corpo do paciente. E ainda as embalagens de cosméticos que se acendem quando o cliente se aproxima. São muitas inovações e conceitos novos sendo apresentados que unem cada vez mais o setor de impressão à alta tecnologia proporcionada pela indústria eletrônica.

É interessante saber que todas essas novidades possivelmente se adequaram a todos os processos de impressão industriais, entre eles offset, rotogravura, flexografia, impressão jato de tinta. E as perspectivas são promissoras, já existem alguns produtos comercializáveis, tal como chips RFID, que podem ser lidos sem contato, e células solares.

As possibilidades são, portanto, amplas e as oportunidades enormes. O mercado está crescendo rapidamente. Um estudo atual de IDTechEx, uma empresa de consultoria para a eletrônica impressa, mostra que o mercado de impressos produzidos de forma tecnológica, movimentará cerca de 9,4 bilhões de dólares ainda este ano.  Um outro estudo realizado pela Frost & Sullivan também identifica a eletrônica orgânica como uma mega tendência, que terá uma influência de longo prazo sobre negócios, política, cultura e aspectos pessoais da vida.

“A melhoria contínua nos processos de impressão e produção, combinado com materiais baratos cria possibilidades quase ilimitadas para aplicações”, diz Wolfgang Mildner, Managing Diretor da PolyIC GmbH & Co. KG e presidente da Orgânica e impresso Electronics Association, OE-A.

Inovações não páram de ser apresentadas na Drupa 2012. O cartão de visita interativo com tela flexível, a embalagem de falar e um jogo de tabuleiro com uma bateria impressa que ilumina os campos, são mais algumas das novidades no setor de impressos.

É a alta tecnologia invadindo cada vez mais o cotidiano do setor.  Novas áreas de mercado surgem e a competividade tecnológica passa a ser evidente com suas surpresas e magia reveladas. Os visitantes da Drupa 2012 estão descobrindo o que já está sendo usado com sucesso hoje e o que será possível no futuro.

Por: Adriana Oliveira

Fonte: Estes dados foram retirados e adaptados, em sua maioria, do documento original que pode ser acessado através do endereço <http://www.drupa.com/> (informações resumidas e mesclados de artigos disponíveis). Acesso em: 04/05/2012

default
Post Written by