Impressão Digital x Impressão Offset

digital x offset

Com o crescimento da indústria e da tecnologia, muita gente se pergunta qual a melhor forma de imprimir seus projetos.

Entre as técnicas utilizadas pelo mercado, a impressão offset e a impressão digital são, sem dúvida, as mais conhecidas. Isto se deve ao fato de ambas atingirem ótimos resultados.

No quesito qualidade, nenhuma delas sai perdendo. Mas elas tem sim, diferenças importantes que devem ser levadas em consideração.

Veja como cada processo funciona:

Impressão Offset

Esta impressão é considerada indireta, pois passa por alguns processos antes de chegar ao papel.

Antigamente a imagem digital que você gostaria de produzir era impressa em um fotolito (filme transparente). Esse fotolito era gravado em uma chapa metálica fotossensível, ou seja, sensível a luz, e essa chapa era presa em um cilindro da máquina. Nos dias de hoje, as chapas são gravadas diretamente do computador através do CTP (Computer to plate), o que acelerou bastante o processo.

Na impressão offset as cores CMYK são impressas uma a uma, ou seja, cada chapa metálica corresponde a uma dessas cores. O mesmo ocorre nas cores especiais, cada cor necessita de uma chapa.

Após a chapa ser inserida, é colocada a tinta em um compartimento, essa tinta será liberada para a chapa juntamente com água. Isto porque há um efeito de repulsão entre a água e a tinta, pois a tinta é uma substância gordurosa. Sendo assim, a água ocupa a área sem imagem enquanto a tinta ocupa a área com imagem.

Depois desse processo de tinta e água, outro cilindro, chamado de blanqueta (material emborrachado), rola em cima do cilindro com a chapa e absorve toda a tinta da chapa metálica, fazendo com que toda imagem seja impressa na blanqueta.

Depois disso, a blanqueta transmitirá a imagem para o papel, que ficará entre a blanqueta e um terceiro cilindro.

Veja a imagem para entender melhor:

processo offset

 

Benefícios da Impressão Offiset

  • Esta técnica possui um melhor custo-benefício para médias e grandes quantidades
  • Impressão mais rápida em grande escala
  • Impressão em diferentes tipos de gramatura de papéis e plásticos flexíveis, como o poliestireno
  • Cores especiais como escala Pantone, metálicas e fluorescentes

Impressão Digital

Diferente da impressão offset, a impressão é direta, a tinta sai do compartimento e chega diretamente ao papel e não é necessária nenhuma chapa. Os projetos são impressos diretamente de arquivos digitais como PDF, por exemplo. Sendo assim, a execução é mais prática e mais rápida, ideal para baixas tiragens.

O principal meio deste tipo de impressão é o sistema eletrônico e impressoras a laser que imprimem todas as cores de uma só vez.

Uma grande vantagem é a possibilidade de dados variáveis na impressão, como projetos personalizados, onde cada impresso possui informações diferentes.

Benefícios da Impressão Digital

  • Melhor custo-benefício para pequenas quantidades
  • Menor tempo de execução
  • Impressão de provas mais baratas
  • Impressões idênticas sem variação de tom
  • Impressão de dados variáveis

Conclusão

Os dois tipos de impressão são excelentes, ambos vão trazer o melhor da tecnologia e qualidade para seus projetos. Mas dependendo da quantidade, das cores, formato e tipo de papel, podemos dar preferência para um determinado tipo de impressão. Assim, seus resultados sairão como planejados com o melhor custo-benefício.

Se tiver qualquer dúvida sobre qual a melhor forma de imprimir, não hexite em nos contatar.

 

 

default
Post Written by