Networking

Todo mundo sabe que as relações profissionais são poderosas fontes de indicações e recomendações. E por isso potencializam nosso perfil profissional e a eficácia da nossa competência. Mas, por que isso acontece? Simples. Networking nos expõe a três palavras fundamentais para os negócios: informação, novidade e oportunidade.

Informação é o que todo mundo busca. É com ela que melhoramos nosso entendimento e conclusão sobre as coisas. Só que é impossível sabermos de tudo ou fazermos tudo, o mesmo acontece com as pessoas que conhecemos. Então qual é o caminho? Estabelecer contatos com pessoas que sabem e fazem. E numa mão dupla, se dispor a informar e distribuir seu saber e fazer. Quando você tem um networking de informações você consegue viabilizar mais negócios, parcerias, acordos, realizar projetos e cumprir prazos e objetivos. Porque tem uma rede para acionar e ser acionado. E como aprende a trabalhar em rede consegue fazer mais ao mesmo tempo. Informação dá escalabilidade à sua competência.

Novidade é o que todo mundo precisa. É o motor dos acontecimentos, são as notícias que precisamos estar a par, para ficar por dentro e conectado com o novo. Qualquer que seja o mercado em que atua, é imprescindível estar ligado às novidades e informações frescas. O mesmo acontece com seus contatos. Todo mundo precisa estar conectado com o novo e com as fontes de novidades. Aliás, ser fonte é a maneira mais eficiente de ser e se manter relevante junto aos seus contatos e fazer circular novidades. Até porque novidade tem data de validade. E o interessante é que quanto mais você fazer circular, mais o inverso também acontecerá. As novidades virão até você pelas suas conexões. Novidade dá escalabilidade à sua relevância.

Oportunidade é o que todo mundo necessita. É o que gera ação: um negócio fechado, uma indicação, um emprego. Oportunidades surgem quando alguém, empresa ou pessoa, tem uma demanda e necessita de uma solução. Mais que uma novidade, essa demanda necessita de uma resposta. É a novidade amarrada a um pedido, a um job, a uma vaga. Oportunidades surgem no nosso dia-a-dia, porém, a grande maioria não cai como uma luva para nós. Somente uma minoria são para nós. A grande maioria servem a quem nós conhecemos. São demandas para a nossa rede de contatos, que como é plural, diversificada e ampla encontram sempre alguém ou algo que pode se beneficiar. O mesmo acontece com quem conhecemos. Estar mais conectado faz com que mais oportunidades de outros cheguem até você. E vice-versa. Oportunidade dá escalabilidade à sua importância.

Quanto mais exposto e conectado melhores serão as chances de você e sua rede compartilharem mais essas três palavras fundamentais. O mundo é muito complexo e competitivo para conseguir vencer sozinho. Networking é importante, porque aumenta suas chances e dá escalabilidade ao seu sucesso. Páre de agir sozinho e vença em rede.

Por: Marcelo Myiashita – Professor, Publicitário, Administrador e Consultor de Marketing.

 

default
Post Written by