O que é “imposição” de páginas? Pt.1

Continuando nossa sequência de artigos sobre fechamento de arquivos, temos mais um conteúdo importante para compartilhar aqui em nosso blog: imposição de  páginas.

Este processo tem tantos conteúdos legais e importantes que optamos por dividi-lo em duas partes:

  1. Parte 1 (que você lê agora) – O que é imposição / escolha de encadernação / efeito “escada”
  2. Parte 2 – Ordenação de páginas e dicas da Gráfica Izeppi

Então vamos lá! Parte 1:

O que é imposição de páginas?

É a ordenação das páginas para que o conteúdo da sua publicação fique na sequência de leitura desejada.

Você deve estar se perguntando: “ahh só isso?”! Sim, parece simples, mas para alcançar um bom resultado é preciso preparar o layout e a diagramação de acordo com o tipo de encadernação desejada.

Escolha de encadernação

Um volume pode ser encadernado de diversas maneiras. Além do quesito estético, existem algumas questões que devem ser levadas em consideração como: utilização e manuseio, quantidade de páginas, tipo de impressão e tipo de papel e formato.

Vejam exemplos de encadernações e dicas de quantidade de páginas que cada uma funciona melhor.

Tipos de encadernação

Outras opções

Tipos de encadernação

Outro ponto interessante de ressaltar são as margens das encadernações que exigem perfurações como espirais e wire-o. É preciso definir as margens em relação as extremidades do papel, tanto das laterais internas como externas:

Efeito “escada”

A seguir, ilustramos um efeito que chamamos de “escada”, que ocorre quando as folhas são colocadas uma dentro da outra para que formem cadernos.

Efeito "escada"

Quando a publicação impressa receber o refile, a guilhotina poderá cortar parte de uma imagem/texto da página indevidamente, já que na criação do arquivo este fator não foi considerado.

Isto é muito comum de acontecer. Nós recebemos muitos arquivos fechados com imposicionamento incorreto e/ou com margens dimensionadas de maneira equivocada. Estes casos exigem correções no arquivo “aberto” e podem impactar diretamente no prazo de entrega do material impresso. Por isto, é importante pensar o projeto como um todo desde o início.

 

Esperamos que estas dicas ajudem a obter os resultados desejados em seus projetos, através do correto fechamento de arquivos.

No próximo artigo, a Parte 2, falaremos especificamente da ordenação de páginas (que pode ser um terrível pesadelo se não for feito corretamente).

Até breve, no próximo artigo.

 

default
Post Written by