O Que É “Imposição” De Páginas? Pt.2

Imposição. Parte 2:

Continuando o artigo sobre “O que é ‘imposição’ de páginas”, vamos compartilhar nesta Parte 2 algumas dicas importantes sobre a ordenação das páginas.

Vimos na Parte 1 que a definição do tipo de encadernação pode influenciar diretamente a ordenação de páginas. Para ilustrar um exemplo, imagine que a publicação que você irá imprimir é uma brochura (encadernação com grampos) e você está utilizando o editor gráfico de sua preferência para diagramar seu projeto.

A maioria dos softwares profissionais de diagramação permite que você crie lâminas simples ou duplas (também chamadas de “espelhadas). Isto possibilitam a criação na sequência linear de leitura desejada. Contudo, como a encadernação escolhida utilizará grampos, se este projeto for impresso sem que as páginas passem pela “imposição”, o resultado final pode ser desastroso.

Veja na prática a imposição de páginas:

Na imagem anterior, podemos ver claramente o processo de imposição de uma brochura com uma ordenação correta. Pronto! Assim sua brochura poderá ser grampeada sem problemas.

Para finalizar: dicas!

Por fim, temos duas dicas ótimas. A primeira é sobre a imposição em si.

Fazer a imposição pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Dependendo do volume de páginas e do tipo de encadernação, a imposição pode parecer um quebra-cabeças bem complexo. A maioria das gráficas (é o caso da Gráfica Izeppi) possui softwares de imposição automáticos, o que elimina todo o trabalho de elaborar o sequenciamento correto. Sendo assim, basta enviar arquivos separados, página por página, na ordem correta, e deixe a mágica com a gente. Sem dor de cabeça e sem stress!

A segunda dica é uma leitura mais técnica e aprofundada das boas práticas mencionadas nestes dois artigos (Partes 1 e 2), por isto, recomendamos esta leitura: https://goo.gl/wnJn4P

Esperamos que gostem! Até o próximo post!

default
Post Written by