O que significam os termos 1×0, 1×1, 4×0, 4×1 e 4×4?

Você já deve ter se perguntado: “afinal, o que significam este números quando estamos falando de impressão?”.

Esses números são termos que indicam quantas cores estão em cada lado de uma peça impressa.

O processo de impressão em quatro cores (CMYK) usa as quatro cores primárias (ciano, magenta, amarelo e preto), para produzir todas as cores que você vê em revistas e livros impressos normais. Em alguns casos, são utilizadas mais cores, mas estas são muito menos comuns e falaremos a respeito em um próximo post. A maioria das impressões offset (muito usado para projetos de grandes formatos e principalmente de grande escala/tiragem) é produzida com o sistema de quatro cores.

 

Veja abaixo a representação do CMYK:

Sistema 4 cores (CMYK) - cada letra representa uma cor

Agora, sabendo que o sistema CMYK possui quatro cores e que os números representam a quantidade de cores utilizada em cada lado do papel impresso, fica bem mais fácil entender as nomenclaturas como por exemplo, 1×0, 1×1, 4×1 e 4×4.

 

A seguir, ilustramos com exemplos:

Cada número representa a quantidade de cores. Os que antecedem o X são referentes a frente do papel, e após o X referentes ao verso do papel

 

Ao observar o exemplo de impressão 1×0 podemos ver que a cores escolhida (no caso a cor preta, representada pelo K no sistema 4 cores), aceita variações de tonalidade. Isto pois, com uma mesma cor é possível variar sua quantidade e obter um tom mais forte e/ou mais fraco. O mesmo se aplica às demais cores primárias do sistema CMYK.

 

A quantidade de cores em um projeto gráfico pode influenciar no preço, principalmente se utilizadas cores especiais (que como mencionado acima, será abordado em um próximo artigo). Porém, o sistema CMYK por si só já é muito econômico,então, se você tem um projeto gráfico para criar, não pense em economizar na escolha das suas paletas de cores!

Crie a vontade e abuse das ideias e cores.

default
Post Written by