Por que converter em curvas?

Se você realiza trabalhos gráficos ou já precisou enviar arquivos para gráficas, provavelmente já ouviu falar neste termo: “converter em curvas”. Se ainda não conhecia, aqui vão algumas dicas muito interessantes que você pode precisar um dia.

O que é Converter em Curvas?

Antes de darmos essa definição, precisamos entender o que são vetores. Vetores são imagens traçadas por meio de retas e curvas calculadas com fórmulas matemáticas, o que permite manter sempre as devidas proporções sem perder nenhum detalhe. Os vetores permitem criar imagens e logotipos com a máxima qualidade. Isto posto, podemos dizer que converter em curva é transformar o objeto selecionado em vetor. Como vetor, este objeto não poderá ser redefinido ou editado, poderá apenas ter suas dimensões aumentadas ou diminuídas.

Veja abaixo dois exemplos de imagens, uma em vetor e outra em bitmap (formato padrão):Por que Converter em Curvas?

O principal motivo é o texto. As fontes são arquivos .TTF e .OTF que devem estar instaladas no seu sistema operacional para serem reconhecidas nos programas de edição gráfica. Muitas vezes instalamos fontes baixadas na internet para dar mais estilo à nossa arte, e quando são abertas em outros computadores elas podem não estar instaladas naquela máquina, e serão substituídas por outras fontes diferentes.

Converter texto em curvas fará com que as letras de sua arte se transformem literalmente em desenhos vetoriais, ou seja, poderão ser abertos em qualquer computador, mas não editadas ou corrigidas. Além disso, esta prática evita que o texto se desloque quando for enviado para impressão, evitando que o texto “corra” e cause sobreposição de palavras ou estoure os limites das margens da área desejada para a mensagem.

Agora que você já conhece a importância e os benefícios de utilizar curvas, familiarize-se com esta prática e aplique em seu próximo projeto gráfico!

default
Post Written by