Por que escolher uma gráfica certificada FSC?

Antes de tudo, vamos entender o que significa o FSC.

 

A sigla tem o significado de Forest Stewardship Council do inglês e que, em português, tem a tradução de Conselho de Manejo Florestal.

Esta é uma organização independente, sem fins lucrativos e também não governamental, ou seja, não possui nenhum elo com empresas ou com os governos onde atua, e que foi criada em meados de 1993 com a função de contribuir para a conscientização do manejo florestal ao redor de todo o globo.

Além disso, este é um dos selos florestais mais famosos e reconhecidos por todo o mundo que certifica que uma empresa faz o uso consciente dos recursos florestais.

 

E o que é o certificado FSC?

 

O certificado vem da conceituação internacional sobre a preocupação em relação à utilização das florestas de todo o mundo. Ele consiste na maior valia de produtos que vêm da necessidade do manejo das florestas, tornando o produto certificado e “responsável”, ou seja, que não fere o sistema florestal.

Além disso, é uma ferramenta de controle da produção florestal que procura dar direcionamentos aos consumidores em suas decisões de compra. Isso oferece ao consumidor um elo confiável entre o consumo e a produção responsável de produtos que vêm das florestas e permite que empresas e consumidores tomem decisões conscientes em relação ao meio ambiente.

 

E qual a importância deste selo ao escolher uma gráfica?

 

Uma gráfica que possui esta certificação de custódia FSC traz a garantia de que a matéria-prima desde sua extração, transformação em papel e comercialização é feita de forma consciente, sem trazer malefícios ao local onde é extraído, ao meio ambiente e ao planeta.

 

Quando o consumidor escolhe produtos com o selo FSC deixa sua contribuição com a preservação das florestas, fauna e flora, mostra seu respeito à sociedade que também faz uso deste recurso, além de alguns outros motivos como:

 

  • Diminuição do desmatamento.
  • Diminuição do desmatamento ilegal.
  • Traz mais valor às empresas que extraem a matéria prima de forma responsável.
  • Faz parte do movimento para um consumo consciente.
  • Contribui para a redução da emissão de CO2.
  • Ajuda na redução do efeito estufa.
  • Contribui e assegura direitos aos trabalhadores que vivem dos recursos da floresta.

 

Além disso, faz com que as empresas se mobilizem em prol da certificação e comecem a correr atrás de matérias-primas também responsáveis para sua empresa: uma vez que perceberem os impactos financeiros que a falta desta certificação podem causar, quando os consumidores optarem apenas por empresas responsáveis.

default
Post Written by