Quando usar JPEG, GIF e PNG

Esses diferentes formados podem confundir qualquer um na hora de criar um projeto, utilizar na web ou até mesmo na impressão, o que podem acabar impactando no resultado final, tornando o arquivo pesado demais, com pouca qualidade ou com aquele fundo preto indesejado.

Aqui, nós vamos tirar todas suas dúvidas para você não passar mais por esse tipo de situação.

Tanto JPG, GIF e PNG são formatos de compressão de arquivos BMP (bitmap): fotos e gráficos em pequenos quadrados que chamamos de pixels.

JPEG

Sem dúvida, a extensão mais popular e mais utilizada por possuir uma boa qualidade visual e fácil armazenamento, por ser normalmente mais leve que outros formatos. São as imagens geradas por câmeras digitais e criadas na maioria dos programas gráficos. Podem ser comprimidas, tornando-as mais leves, porém, com menos qualidade.

GIF

Uma extensão muito utilizadas na internet, principalmente pela suas animações. Por possuir um formato limitado de 8-bit e 256 cores, pode ser comprimida sem perder tanta qualidade.

PNG

Desenvolvido como uma alternativa ao GIF, porém, infinitamente superior, o PNG é um ótimo formato para gráficos na internet, por habilitar transparências e ter uma excelente qualidade. É o formato de imagem mais pesado em relação aos outros dois.

Para você ficar ainda mais por dentro do assunto, criamos o infográfico abaixo:

Infográfico - JPEG, GIF ou PNG? Qual e quando utilizar?

default
Post Written by