Redes sociais mudam a forma como empresas se relacionam com clientes

As redes sociais transformaram o conceito de boca a boca. Tudo se espalha mais rápido e os consumidores estão usando essa ferramenta para resolver problemas que já pareciam sem solução.

 

A internet é a solução para muitos problemas. Você encontra de tudo: endereço, receita, relação de hospitais, mapas. A comunicação instantânea está sendo cada vez mais usada.

Gente que oferece cachorro para adoção, que perdeu o gato, que alerta para assaltos. A internet é cada vez mais usada para comunicações urgentes.

“Teve um apagão na Vila Mariana, eu estava indo para a pós. Vi que tinham colocado isso e consegui desviar e chegar a tempo. Sem atraso na aula”, conta Vanessa Martins, relações públicas.

O contato virtual já ajudou também a impedir um crime. Dois assaltantes invadiram uma loja de informática e pelo computador o dono conseguiu avisar um funcionário, que chamou a polícia.

As redes sociais transformaram o conceito de boca a boca. Tudo se espalha mais rápido e os consumidores estão usando essa ferramenta para resolver problemas que já pareciam sem solução.

“A atenção que eu não tive na loja, eu tive na internet”, comenta Tucar Hernandez, consultor de mídias digitais. Ele teve problemas com a compra de passagens áreas e a entrega de um fogão. “A realidade que você encontra na internet é diferente do callcenter. Aquele problema pode aparecer na busca para outros consumidores.”

Cada vez mais empresas oferecem atendimento pela rede. Elas já sabem a força de uma reclamação que cai na internet.

” A gente procura entender o poder de influência daquele usuário que está criticando. Se ele está falando mal da marca, a gente procura entender como é que a gente pode atuar”, explica a gerente de marketing Cristiane Agostine. “O que eles querem mesmo é falar de uma forma mais rápida. Então eles deixam um pouco de lado o SAC tradicional e entram em contato com os canais oficiais da internet. Eles sabem que vão ter um atendimento mais rápido.”

Outra que resolveu um grande problema pela rede foi a diretoria de arte Maria Renata Morales. Ela foi demitida e espalhou a notícia. “Quando eu mandei essa mensagem, várias pessoas entraram em contato comigo”, diz Maria. A resposta veio rápida. “Achei a mensagem dela e aí entrei em contato. Em dois dias ela veio fazer entrevista e a gente acabou fechando com ela”, conta Paulo Ogawa, diretor de arte.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/12/redes-sociais-mudam-forma-como-empresas-se-relacionam-com-clientes.html

 

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